É sempre recomendado fazer manutenções preventivas, e a limpeza do equipamento com ar comprimido, mas para isso procure sempre um técnico qualificado.
Existem diversas marcas e tipos de máquinas inversoras no mercado, sendo assim, antes de adquirir uma deve-se ficar atento ao tipo de trabalho que você deseja realizar. Caso for realizar trabalhos em chapas finas as mais indicadas são as máquinas inversoras de 140 amperes e para trabalhos mais pesados com eletrodos com mais de 4 milímetros a máquina inversora deverá ter no mínimo 175 amperes.
Limpe bem a peça antes de ser usada, encaixe o cabo terra na parte negativa, encaixe o cabo porta eletrodo na parte positiva da máquina, ligue a garra do cabo terra na peça a ser soldada, pegue seu eletrodo e o encaixe no cabo de porta eletrodo, você consegue colocá-lo em posições diferentes 45°/90° graus ou de topo.
Lembrando que não tem uma posição correta e essa deve ser a que você se sentir mais confortável possível em realizar o seu trabalho.
É importante lembrar que o eletrodo deve estar seco e caso esteja molhado coloque no sol ou em uma estufa para que ele perca a umidade.
O próximo passo é ligar a máquina inversora e a regular de acordo com a indicação de cada eletrodo. Quando o eletrodo está grande é mais difícil soldar, então quem é iniciante e não tem uma boa coordenação motora pode apoiar o eletrodo com a luva. Mas é importante usar uma luva de qualidade, para que você não se queime ou sofra choque.
Começando a solda vai encostar o eletrodo na peça rapidamente e depois o retirar. Durante toda a solda você irá fazer esse movimento para evitar que o eletrodo aquecido fure a peça. Assim que terminar de fazer o cordão de solda, bata na casca que se forma sobre a solda com um martelo. Por último limpe a chapa soldada com escova de aço.
Comentários
Postar um comentário