Antes de executar a atividade é necessário verificar a disponibilidade da escada correta. É necessário considerar o material, o dimensionamento e a estrutura da escada. O material não deve ser condutor ao trabalhar perto de fios energizados para evitar o risco de choque elétrico que pode fazer com que o trabalhador perca o equilíbrio e sofra queda de altura.
O tipo serviço que será realizado deve ser utilizado para avaliar o peso máximo que a escada suporta para transportar com segurança. Isto é, avaliar se a escada é forte o suficiente para suportar o peso do trabalhador e o equipamento que será utilizado. Se a escada tiver uma classificação de serviço insuficiente, o equipamento pode falhar estruturalmente.
2. Inspecionar Antes de Usar
Realizar inspeções com checklist antes de instalar e usar no local de trabalho. Procure por degraus, parafusos, travas, componentes soltos ou outros defeitos. Quando encontrar defeitos, o profissional deve marcar imediatamente a escada como defeituosa ou identificar “Não Usar” ou linguagem semelhante, eliminando a probabilidade que outros trabalhadores possam usar.
É necessário também inspecionar que seja fixada nos pisos inferior e superior ou ser dotada de dispositivo que impeça o seu escorregamento. E, nunca deve ser instalada nas proximidades de portas ou áreas de circulação, de aberturas e vãos e em locais onde haja risco de queda de objetos ou materiais, exceto quando adotadas medidas de prevenção.
3. Ultrapassar em pelo menos 1m o Piso Superior
Durante a instalação da escada é necessário certificar-se de que a escada está na altura correta. Neste caso, é necessário que a escada ultrapasse em pelo menos 1m o piso superior ou a superfície que será alcançada. Uma distância menor pode dificultar o alcance do piso ou que o trabalhador se prolongue mais ou provocar uma instabilidade da escada.
Atenção. Nunca o trabalhador deve ficar de pé nos três degraus superiores de uma escada reta, simples ou de extensão.
Comentários
Postar um comentário