Existem três tipos de sistemas de refrigeração, que se relacionam ao modo como o compressor está posicionado junto ao motor elétrico.
- Hermético: motor e compressor ficam juntos, em um sistema completamente selado.
- Semi-hermético: parecido com o hermético, mas com um sistema fechado com parafusos.
- Aberto: motor e compressor ficam em estruturas separadas.
Em relação ao princípio de funcionamento dos compressores, eles podem ser: alternativo, centrífugo, parafuso, rotativo e scroll.
Agora, vamos ver em detalhes as diferenças entre cada tipo de sistema.
O que são compressores herméticos?
Neste sistema, motor elétrico e compressor estão juntos, dentro de uma carcaça hermeticamente selada. Entre as principais vantagens estão a baixa probabilidade de vazamentos, a longa vida útil e o baixo nível de ruído.
As principais desvantagens estão relacionadas com a impossibilidade de abrir a carcaça. Por essa razão, a manutenção se torna complexa.
O que são compressores semi-herméticos?
Compressores semi-herméticos também têm motor e compressor dentro de uma mesma carcaça. Mas, neste caso, ela não é completamente selada, e sim presa por parafusos.
Essa característica torna mais fácil fazer manutenção preventiva e reparos. E, se for o caso, resfriar fluidos. Em compressores herméticos, é necessário substituir todo o sistema em caso de falha em algum componente.
A principal contrapartida é que os compressores semi-herméticos costumam ser mais caros do que os herméticos.
Compressores semi-herméticos podem ser usados em estabelecimentos comerciais, como supermercados ou shopping centers.
O que são compressores abertos?
Em um sistema aberto, motor e compressor estão separados. Eles podem ser conectados por luvas de acoplamento, polias ou correias. São equipamentos de maior potência, utilizados, por exemplo, na indústria de alimentos.
É possível realizar o controle da potência desse tipo de compressor alterando a velocidade de rotação do motor, ou substituindo o tamanho de polias.
Pelas características do sistema, é possível acessá-los individualmente para reparos. No entanto, pode haver desgaste das peças que fazem a conexão entre motor e compressor, o que pode originar vazamentos de fluído refrigerante.
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