terça-feira, 24 de outubro de 2023

QUAIS SÃO OS TIPOS DE COMPRESSORES


 Existem três tipos de sistemas de refrigeração, que se relacionam ao modo como o compressor está posicionado junto ao motor elétrico. 

  • Hermético: motor e compressor ficam juntos, em um sistema completamente selado.
  • Semi-hermético: parecido com o hermético, mas com um sistema fechado com parafusos.
  • Aberto: motor e compressor ficam em estruturas separadas. 

Em relação ao princípio de funcionamento dos compressores, eles podem ser: alternativo, centrífugo, parafuso, rotativo e scroll.

Agora, vamos ver em detalhes as diferenças entre cada tipo de sistema. 

O que são compressores herméticos?

Neste sistema, motor elétrico e compressor estão juntos, dentro de uma carcaça hermeticamente selada. Entre as principais vantagens estão a baixa probabilidade de vazamentos, a longa vida útil e o baixo nível de ruído. 

As principais desvantagens estão relacionadas com a impossibilidade de abrir a carcaça. Por essa razão, a manutenção se torna complexa.

O que são compressores semi-herméticos?

Compressores semi-herméticos também têm motor e compressor dentro de uma mesma carcaça. Mas, neste caso, ela não é completamente selada, e sim presa por parafusos. 

Essa característica torna mais fácil fazer manutenção preventiva e reparos. E, se for o caso, resfriar fluidos. Em compressores herméticos, é necessário substituir todo o sistema em caso de falha em algum componente.

A principal contrapartida é que os compressores semi-herméticos costumam ser mais caros do que os herméticos. 

Compressores semi-herméticos podem ser usados em estabelecimentos comerciais, como supermercados ou shopping centers. 

O que são compressores abertos?

Em um sistema aberto, motor e compressor estão separados. Eles podem ser conectados por luvas de acoplamento, polias ou correias. São equipamentos de maior potência, utilizados, por exemplo, na indústria de alimentos. 

É possível realizar o controle da potência desse tipo de compressor alterando a velocidade de rotação do motor, ou substituindo o tamanho de polias. 

Pelas características do sistema, é possível acessá-los individualmente para reparos. No entanto, pode haver desgaste das peças que fazem a conexão entre motor e compressor, o que pode originar vazamentos de fluído refrigerante. 

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