Pular para o conteúdo principal

QUAIS SÃO OS TIPOS DE COMPRESSORES


 Existem três tipos de sistemas de refrigeração, que se relacionam ao modo como o compressor está posicionado junto ao motor elétrico. 

  • Hermético: motor e compressor ficam juntos, em um sistema completamente selado.
  • Semi-hermético: parecido com o hermético, mas com um sistema fechado com parafusos.
  • Aberto: motor e compressor ficam em estruturas separadas. 

Em relação ao princípio de funcionamento dos compressores, eles podem ser: alternativo, centrífugo, parafuso, rotativo e scroll.

Agora, vamos ver em detalhes as diferenças entre cada tipo de sistema. 

O que são compressores herméticos?

Neste sistema, motor elétrico e compressor estão juntos, dentro de uma carcaça hermeticamente selada. Entre as principais vantagens estão a baixa probabilidade de vazamentos, a longa vida útil e o baixo nível de ruído. 

As principais desvantagens estão relacionadas com a impossibilidade de abrir a carcaça. Por essa razão, a manutenção se torna complexa.

O que são compressores semi-herméticos?

Compressores semi-herméticos também têm motor e compressor dentro de uma mesma carcaça. Mas, neste caso, ela não é completamente selada, e sim presa por parafusos. 

Essa característica torna mais fácil fazer manutenção preventiva e reparos. E, se for o caso, resfriar fluidos. Em compressores herméticos, é necessário substituir todo o sistema em caso de falha em algum componente.

A principal contrapartida é que os compressores semi-herméticos costumam ser mais caros do que os herméticos. 

Compressores semi-herméticos podem ser usados em estabelecimentos comerciais, como supermercados ou shopping centers. 

O que são compressores abertos?

Em um sistema aberto, motor e compressor estão separados. Eles podem ser conectados por luvas de acoplamento, polias ou correias. São equipamentos de maior potência, utilizados, por exemplo, na indústria de alimentos. 

É possível realizar o controle da potência desse tipo de compressor alterando a velocidade de rotação do motor, ou substituindo o tamanho de polias. 

Pelas características do sistema, é possível acessá-los individualmente para reparos. No entanto, pode haver desgaste das peças que fazem a conexão entre motor e compressor, o que pode originar vazamentos de fluído refrigerante. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVADORA DE ALTA PRESSÃO

As lavadoras de alta pressão são utilizadas por todos os perfis de consumidores e ajudam a manter um local salubre, visto que garantem eficiência na lavagem, retiram com facilidade as sujeiras e, comprovadamente, reduzem o gasto de água. No entanto, no momento de escolher a melhor lavadeira para uso, o preço não deve ser o fator mais importante. Existem outros aspectos a serem analisados, sendo eles, os dados técnicos que toda embalagem deve ter, como: pressão nominal; pressão permissível; vazão normal. Entre esses, os dados mais importantes são a pressão nominal, que representa a força do jato, e a vazão nominal, que indica a quantidade de água que será liberada durante o uso. Essas duas especificações ajudam a definir o progresso da lavadora e a qualidade final da limpeza. É importante salientar também que, quanto mais incrustada for a sujeira, mais potente precisa ser a pressão nominal. Além disso, a área que deve ser limpa, juntamente ao tipo de sujeira, são pontos que dev...

TIJOLO GRANILITEIRO

Os tijolos manuais são indicados para desbaste e polimento de mármores, granitos e granilite. É um abrasivo óxido de alumínio tendo em sua composição abrasivo e liga inorgânica. Eles podem ser encontrados nos seguintes grãos:  24, 36, 60 e 120. Além de estarem disponíveis em algumas medidas padrões como:  152,4x76,2x50,8 e 76,2x76,2x50,8. São utilizados em sua maioria no setor da construção civil e manutenção e reparos. E aqui na Abrafer você encontra todos os modelos deste item.  

OS TORNOS DE BANCADA

  Também conhecidos como morsa, os tornos de bancada são utilizados para prender objetos durante o período em que se realiza trabalhos no mesmo, sendo muito utilizado em oficinas, serralherias, construção civil e marcenarias. São usados também para manter uma peça fixa enquanto executa-se atividades de acabamento, como cortar e lixar por exemplo. Seus mordentes, ou partes que mantém ou objetos fixos, podem apresentar diferentes dimensões, e estas são expressas em polegadas. Por meio do torno de bancada, pode-se realizar cortes uniformes em peças, e moldar objetos de modo a torná-lo parte de um projeto. É utilizado no mercado pelos mais diversos usuários, partindo desde pequenos projetos em casa, estendendo-se até profissionais industriais.  Os tipos de tornos se distinguem quando ao material utilizado, suas dimensões e formatos. Devido a isso, fica a critério do usuário definir o que melhor atenderá as suas exigências. Vejamos abaixo quais são eles!   ...