As escadas são fundamentais na construção civil e no setor elétrico. Porém, elas também são úteis no ambiente doméstico, já que auxiliam na hora de trocar um chuveiro e uma lâmpada ou colocar uma prateleira, por exemplo.
É importante que você entenda que cada modelo de escada foi desenvolvido para um determinado trabalho. Afinal, existem opções com diferentes características e funções. Por isso, para escolher a alternativa ideal para sua necessidade.
Principais modelos de escadas
Os modelos de escadas mais procurados atualmente são as do tipo bancada, articulada, doméstica, extensível e telescópica. Entenda mais os detalhes de cada uma a seguir, escolha a melhor opção e bom trabalho!
Escada banqueta
A escada de alumínio do tipo banqueta é uma das versões mais usadas, porque ela é muito útil no dia a dia e serve, por exemplo, para trocar uma lâmpada. Ela ainda permite alçar locais mais altos, como armários da cozinha ou guarda-roupas.
Muito leve, por conta do material, ela é muito fácil de transportar. Ainda há os modelos mais reforçados, indicados para limpeza e manutenção de máquinas, arrumação de prateleira e arquivamento de documentos.
Escada articulada
A escada articulada, também conhecida como escada em “A” ou dupla, tem degraus dos dois lados e uma abertura central. Diferentemente do tipo banqueta, ela alcança uma altura maior e tem diferentes usos. Por oferecer conforto e praticidade para o trabalho em altura, ela é muito usada por eletricista e pintores.
Os modelos disponíveis contam com trava de segurança, que traz mais proteção e estabilidade para o profissional. Algumas opções ainda dispõem de pés emborrachados que reforçam a aderência ao chão e não danificam o piso.
Escada doméstica
A escada doméstica é parecida com a articulada, mas possui degraus em apenas um dos lados, enquanto a outra parte serve como apoio para a abertura dela. Assim como a banqueta, ela é muito utilizada para realizar atividades domésticas e alcançar alturas menores.
Aqui você encontra desde versões dessa escada com 3 degraus até modelos com 7 degraus. Também há opções com degraus e pés antiderrapantes, além de fita de segurança, que impede que a escada abra e provoque acidentes.
Escada extensível
A escada extensível é um tipo que aumenta de tamanho. Apesar de ser um pouco mais difícil de transportar, por conta do peso e do tamanho, ela é muito usada por profissionais de hidráulica, elétrica e pintura, já que alcança grandes alturas.
Se você está procurando uma escada de ferro, por conta da alta resistência e durabilidade, saiba que ela é a escolha certa, já que dispõe de modelos feitos com esse material. Ela também pode ser fabricada em fibra de vidro, material que não conduz eletricidade e é ideal para trabalhos elétricos.
Escada telescópica
Um dos modelos mais práticos é a escada portátil, também conhecida como telescópica. Ela possibilita o ajuste dos degraus de acordo com a necessidade do profissional. Dessa forma, todos podem ser reunidos para diminuir o tamanho dela e facilitar o transporte.
Uma das opções disponíveis tem dez degraus, suporta até 150 kg, apresenta degraus equipados com travas de segurança e pode alcançar mais de 3 m. Escolha a sua
Comentários
Postar um comentário