Os profissionais de soldagem ficam constantemente expostos a riscos como altos ruídos, calor intenso, estilhaços, entre outros. Para garantir a integridade do profissional, confira quais os EPI’s essências no dia a dia.
Máscara de solda
A máscara é considerada um dos principais itens de segurança para o soldador. As mais simples cobrem a frente do rosto, a testa e o queixo e as mais completas cobrem todo o rosto e também a cabeça do profissional. No geral, todos os modelos oferecem proteção ultravioleta para que o operador não corra riscos devido à radiação emitida pela solda.
Oculos de proteção
Os óculos de segurança devem ser utilizados por quem opera máquinas de solda. No caso das máscaras que não cobrem o rosto todo, o uso do óculos é indispensável. Eles são desenvolvidos no modelo manual, com lente simples e também automático, com lentes capazes de adaptação de acordo com a luz ambiente.
Luva de proteção
Geralmente, em ambientes que a temperatura não é muito elevada, os profissionais utilizam luvas de vaqueta ou raspa. Esses dois modelos impedem que a mão entre em contato com abrasivos. Existem também outros modelos, resistentes a cortes, sendo ideais para proteger o colaborador.
Mangote
Os mangotes protegem os braços do operador da máquina, para que não sejam atingidos pelos respingos e pelas faíscas. Utilizados com os outros itens de segurança como aventais sem manga e a conjuntos de luvas, os mangotes oferecem mais mobilidade e conforto aos trabalhadores em comparação aos blusões.
Perneiras
As perneiras também são essenciais nos kits de EPIs para um soldador. Feitas em raspa, elas têm fivelas metálicas e Velcro para que sejam fixadas na pernab e nos sapatos do usuário.
Avental
O avental produzido em raspa, também é parte fundamental no conjunto de EPIs para soldador. Ele tem a função de proteger o corpo do profissional de respingos, cortantes e escoriantes. Também tem a função de proteger o profissional contra radiações não ionizantes, sendo fundamental o seu uso diário.
Comentários
Postar um comentário