Pular para o conteúdo principal

FIOS E SUAS CORES - PARA QUE SERVEM?


Você provavelmente já deve ter acompanhado algum filme em que o personagem precisa cortar um fio de determinada cor para desativar uma bomba. A dúvida, geralmente é qual cabo cortar: o vermelho ou o verde? Pode até parecer ficção, mas o que as representações cinematográficas trazem é bem real quando falamos de fios elétricos: eles se apresentam numa tabela de cores, cada um com uma função específica.

Por isso, quem trabalha com eletricidade ou até mesmo pessoas leigas, mas que buscam entender mais sobre esse mecanismo, precisa conhecer o significado da tabela de cores dos fios elétricos para redes de baixa tensão. E é disto que vamos tratar.

NBR-5410


Há uma Norma específica, estabelecida pela ABNT, sobre as cores a serem utilizadas nos fios elétricos em todo o país: é a NBR-5410. Especificamente para instalações elétricas de baixa tensão, traz uma série de regulamentações – entre elas a tabela de cores que pontuaremos abaixo: azul-claro, verde ou verde com amarelo e preto, marrom ou vermelho.

Azul-claro: condutor neutro


Os fios de cor azul-claros são condutores neutros que contam com isolação, cabos unipolares ou veias multipolares. Segundo a Norma NBR-5410 da ABNT, as veias isoladas nessa cor, de um cabo multipolar, podem “ser usadas para outras funções, que não a de condutor neutro, se o circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro” (item 6.1.5.3.1).

Verde ou verde com amarelo: condutor de proteção


O próximo cabo que contém as colorações verdes ou, em determinados casos, verde com amarelo, é especificamente condutor de proteção. Esse você pode encontrar, por exemplo, no seu chuveiro – é conhecido comumente como ‘fio terra’. Eles atuam, também na isolação do condutor, do cabo unipolar ou na veia do cabo multipolar. A NBR-5410, no seu item posterior ao azul-claro, estabelece todas as diretrizes apresentadas acima (item 6.1.5.3.1).

Vermelho, Marrom e Preto: condutores fases


Apesar de a coloração não ser regulada normativamente pela NBR-5410, os condutores fases geralmente são apresentados nas cores: preto, vermelho e marrom. Podem aparecer em outras tonalidades (desde que não seja o azul-claro, verde ou verde com amarelo), mas seguem determinado padrão nas instalações elétricas afora.

Condutores isolados, veias cabo multipolar e cabo unipolar se encaixarão nessa categoria de condutores fases. Para a ABNT, estes elementos estão descritos nos itens 6.1.5.3.1, 6.1.5.3.2 e 6.1.5.3.3.

Tenha cuidado!

É importante destacar que algumas construções, principalmente mais antigas ou com falhas na instalação elétrica podem apresentar cores diferentes e, assim, trazem riscos para quem for mexer no cabeamento. Dessa forma, é imprescindível consultar o diagrama e mapa de instalação, além de fazer a medição correta de cada fio – ou, especificamente, do condutor.

E não se esqueça precisando de fio conte conosco. FIOS NA ABRAFER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVADORA DE ALTA PRESSÃO

As lavadoras de alta pressão são utilizadas por todos os perfis de consumidores e ajudam a manter um local salubre, visto que garantem eficiência na lavagem, retiram com facilidade as sujeiras e, comprovadamente, reduzem o gasto de água. No entanto, no momento de escolher a melhor lavadeira para uso, o preço não deve ser o fator mais importante. Existem outros aspectos a serem analisados, sendo eles, os dados técnicos que toda embalagem deve ter, como: pressão nominal; pressão permissível; vazão normal. Entre esses, os dados mais importantes são a pressão nominal, que representa a força do jato, e a vazão nominal, que indica a quantidade de água que será liberada durante o uso. Essas duas especificações ajudam a definir o progresso da lavadora e a qualidade final da limpeza. É importante salientar também que, quanto mais incrustada for a sujeira, mais potente precisa ser a pressão nominal. Além disso, a área que deve ser limpa, juntamente ao tipo de sujeira, são pontos que dev...

TIJOLO GRANILITEIRO

Os tijolos manuais são indicados para desbaste e polimento de mármores, granitos e granilite. É um abrasivo óxido de alumínio tendo em sua composição abrasivo e liga inorgânica. Eles podem ser encontrados nos seguintes grãos:  24, 36, 60 e 120. Além de estarem disponíveis em algumas medidas padrões como:  152,4x76,2x50,8 e 76,2x76,2x50,8. São utilizados em sua maioria no setor da construção civil e manutenção e reparos. E aqui na Abrafer você encontra todos os modelos deste item.  

OS TORNOS DE BANCADA

  Também conhecidos como morsa, os tornos de bancada são utilizados para prender objetos durante o período em que se realiza trabalhos no mesmo, sendo muito utilizado em oficinas, serralherias, construção civil e marcenarias. São usados também para manter uma peça fixa enquanto executa-se atividades de acabamento, como cortar e lixar por exemplo. Seus mordentes, ou partes que mantém ou objetos fixos, podem apresentar diferentes dimensões, e estas são expressas em polegadas. Por meio do torno de bancada, pode-se realizar cortes uniformes em peças, e moldar objetos de modo a torná-lo parte de um projeto. É utilizado no mercado pelos mais diversos usuários, partindo desde pequenos projetos em casa, estendendo-se até profissionais industriais.  Os tipos de tornos se distinguem quando ao material utilizado, suas dimensões e formatos. Devido a isso, fica a critério do usuário definir o que melhor atenderá as suas exigências. Vejamos abaixo quais são eles!   ...