Utilizados por trabalhadores dos mais variados tipos de indústrias, os calçados de segurança estão entre os principais EPIs do mercado. De botina de bico de aço a PVC e composite, eles são essenciais para evitar acidentes e proteger os profissionais.
Mas, escolher um calçado desse tipo nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, é preciso levar em consideração vários fatores e características para garantir a proteção mais adequada ao trabalho.
Importância das botinas de proteção
Como o próprio nome sugere, os equipamentos de proteção individual servem para garantir a segurança dos trabalhadores, da cabeça aos pés.
Dessa forma, o uso de botinas de proteção se faz necessário em diversas áreas e setores da indústria e tem como finalidade a proteção contra:
- Queda de objetos;
- Impactos de objetos cortantes e pontiagudos;
- Variação térmica do ambiente;
- Choques elétricos;
- Quedas;
- Exposição a produtos químicos, queimaduras e contaminações, entre outros.
Botina de bico de aço x PVC x composite
Com tantas opções disponíveis no mercado, a escolha do modelo ideal para cada negócio pode ser uma tarefa difícil. Apesar de terem o mesmo objetivo, a botina de bico de aço, PVC e composite são equipamentos extremamente diferentes entre si e por isso é essencial saber diferenciá-las.
Botina de bico de aço
Se você trabalha com EPIs, certamente já ouviu falar na botina de bico de aço. Entre os calçados de segurança mais comuns do mercado, ela é amplamente indicada para profissionais das áreas de transporte, carga e descarga de material, bem como da construção civil.
Como o próprio nome sugere, sua biqueira é feita de aço e segue as normas técnicas da ABNT. Assim, suporta impactos no nível de energia de, no mínimo, 200 J e de resistência à compressão do bico de, no mínimo, 15 kN. Confira a lista em nosso SITE
Comentários
Postar um comentário