Pular para o conteúdo principal

TRENAS E SUAS FUNCIONALIDADES

 

Além de comprar ferramentas de qualidade é preciso tirar um tempo para aprender a usar corretamente essas ferramentas, porque é muito comum ver muitas pessoas usando as ferramentas de formas erradas. Um exemplo de erro comum é o uso da trena para fazer medidas internas de uma peça ou área, pois algumas pessoas dobram a trena para poder encostar no fundo da peça.

Quando a trena é dobrada não é possível conseguir uma medida totalmente precisa como podemos ver na imagem abaixo. Isso acontece porque mesmo dobrando a trena não é possível ver a medida correta que encosta no fundo da peça. Além de não garantir uma medição precisa, dobrar a trena repetidamente pode danificar e até quebrar a trena.

Você deve estar se perguntando, qual é a forma correta de fazer as medições internas das peças usando a trena? Calma não é nenhum bicho de sete cabeça, é mais simples que você imagina! No corpo de todas as trenas de qualidade existe uma medida que indica o tamanho do corpo da trena, geralmente essa medida vem em polegadas 

Em algumas trenas a medida é de três polegadas e meia, que convertendo para centímetro é equivale à 8,8 cm, ou seja, o tamanho aproximado do corpo da trena é 8,8 cm. Para fazer a conversão de polegadas para centímetro é bem simples! Sabendo que uma polegada é equivalente a 2,54 cm, então basta multiplicar polegadas por centímetro que teremos a conversão para centímetro. Outra forma de realizar conversões de medidas em padrões diferentes é usando aplicativos de conversão.

Sabendo o tamanho do corpo da trena podemos fazer a medição interna corretamente. É só colocar a trena dentro da peça e puxar a fita de medida até outra extremidade da peça, em seguida some o valor marcado na fita de medição com o valor do corpo da trena.

Pronto a medição poderá ser feita de uma forma bem simples e precisa!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVADORA DE ALTA PRESSÃO

As lavadoras de alta pressão são utilizadas por todos os perfis de consumidores e ajudam a manter um local salubre, visto que garantem eficiência na lavagem, retiram com facilidade as sujeiras e, comprovadamente, reduzem o gasto de água. No entanto, no momento de escolher a melhor lavadeira para uso, o preço não deve ser o fator mais importante. Existem outros aspectos a serem analisados, sendo eles, os dados técnicos que toda embalagem deve ter, como: pressão nominal; pressão permissível; vazão normal. Entre esses, os dados mais importantes são a pressão nominal, que representa a força do jato, e a vazão nominal, que indica a quantidade de água que será liberada durante o uso. Essas duas especificações ajudam a definir o progresso da lavadora e a qualidade final da limpeza. É importante salientar também que, quanto mais incrustada for a sujeira, mais potente precisa ser a pressão nominal. Além disso, a área que deve ser limpa, juntamente ao tipo de sujeira, são pontos que devem ser co

TIJOLO GRANILITEIRO

Os tijolos manuais são indicados para desbaste e polimento de mármores, granitos e granilite. É um abrasivo óxido de alumínio tendo em sua composição abrasivo e liga inorgânica. Eles podem ser encontrados nos seguintes grãos:  24, 36, 60 e 120. Além de estarem disponíveis em algumas medidas padrões como:  152,4x76,2x50,8 e 76,2x76,2x50,8. São utilizados em sua maioria no setor da construção civil e manutenção e reparos. E aqui na Abrafer você encontra todos os modelos deste item.  

O DISCO LIXA

  Disco de lixa é indicado para lixamento de metais ferrosos. Utilizado em máquinas angulares rotativas de acionamento elétrico ou pneumático. Ideal para aplicações em estruturas metálicas, indústria naval, fundições de metais ferrosos e indústria automobilística. Possui costado de fibra que proporciona maior vida útil .